27 de fev de 2009

Os Vários Tipos de Mentiras em Analogia ao Universo


Fale Mentiras
de Cintia Barreto

Desarme suas queixas.

Seja
forte!
Sufoque os medos
adjacentes.
Revele a mentira
verossímil
dos pensamentos
mórbidos.

Experimente o gosto
do seu gozo!
Sinta a carne trêmula
sob seu nervo teso.
Mostre seu sorriso
agridoce que saliva
veneno e fale...
Fale mentiras!!!

Preciso ouvir suas
verdadeiras mentiras...
para desvendar...
seu gosto.



"A mentira em nossa realidade se tornou tão comum que hoje faz parte integrante de nossa cultura, de nossas empresas, dos nossos lares, relacionamentos diversos, etc.

O pior é que acreditamos que não estamos mentindo, estamos sendo diplomáticos ou omitindo, mas não admitimos que estamos mentindo.

Vemos todos os dias nos veículos de comunicação uma enxurrada de descobertas dos mais diversos tipos de mentiras, falsidades, golpes, etc.

O pior é ver estas pessoas após terem aplicado tantos golpes, causarem tantos danos a sociedade, andando por ai entre pessoas decentes e fingindo que nada tivesse acontecido ou pior ainda como se fosse uma atitude praticada como outra qualquer. Não sentem vergonha e muito menos culpa.

Vivemos num mundo onde não sabemos mais quem são nossos pais, irmãos, filhos, marido, esposa, vizinhos, etc. Uma realidade de não sabermos em quem confiar, desabafar, pois mais tarde pode ser uma arma usada contra nós.

Pare um pouco e pense: quantas decepções e golpes você recebeu durante sua vida. Quantas punhaladas pelas costas e na maioria das vezes das pessoas mais próximas a você.

Os Hospitais e cemitérios estão cheios de pessoas que não conseguiram agüentar um duro golpe, uma tristeza profunda, uma decepção que lhes roubou a alegria a vontade de viver e depois a própria vida.

Sem falar que o pior mentiroso é aquele que vive mentindo para si mesmo.
Vamos fazer uma analogia dos vários tipos de mentiras com o nosso sistema solar, são elas:

Mentira Urano: Urano é um planeta egocêntrico, fora das normas. Seus satélites gravitam em sentido contrário a todos os astros do sistema solar. Este tipo de mentira é daquelas que a pessoa diz a todos que é o máximo (e acredita que realmente é), conhece tudo, age como se fosse uma pessoa de grandes posses (na realidade não tem grandes bens) e as pessoas que convivem com ele sabem disso, mas ele continua mentindo e com isso retrocedendo em sua vida pessoal, profissional, mental e a cada dia mais sozinho.

Mentira Mercúrio: As variação de temperatura em Mercúrio são as mais extremas do sistema solar, situando-se entre de 90 K e 700 K. São aquelas pessoas que quando as pessoas duvidam das mentiras que contam passam para uma temperatura elevadíssima e começam a gritar e perguntar se o outro está duvidando e que ele não é mentiroso.

Mentira Saturno: O interior de Saturno consiste em um núcleo rochoso e sem falar dos seus maravilhosos anéis que envolvem o planeta de maneira única. São pessoas que envolvem e prendem os outros em suas mentiras, além de não sentirem a menor piedade por seus corações serem como rochas.

Mentira Marte: No hemisfério sul de Marte predominam planícies cheias de crateras. A maior parte do hemisfério norte é muito mais jovem e sua elevação é também muito menor. Uma mudança de elevação de vários quilômetros ocorre na região limítrofe. A razão para isso é desconhecida. Geralmente são jovens infratores, que cometem crimes, mentem descaradamente e não tem o menor respeito ou limite para as suas maldades.

Mentira Vênus: O nome Vênus vem do Grego: Afrodite ; Babilônio: Ishtar é a deusa do amor e da beleza. O planeta é assim chamado, provavelmente, por ser o mais brilhante de todos os astros conhecidos na Antigüidade. Os acidentes em Vênus, com poucas exceções, são todos nomes femininos. São em sua maioria homens, em minoria estão as mulheres que com suas mentiras, charme, poder de sedução envolvem a vitima de todas as formas emocionais, chegando mesmo a apoderar-se das coisas materiais da vitima.

Mentira Terra: As fotos da Terra tiradas do espaço são de considerável importância; por exemplo, elas ajudam consideravelmente na previsão do tempo e, especialmente, no rastreamento e previsão de furacões. São estas pessoas que provocam verdadeiros furacões, terremotos e maremotos nas vidas das pessoas com suas mentiras devastadoras. Exemplo: golpes da casa própria, etc.

Mentira Lua: A rotação da Lua está em fase com sua órbita, de modo que o mesmo lado está sempre voltado para a Terra. Na verdade, a Lua parece "dançar" um pouquinho (pelo fato de a sua órbita ser ligeiramente não-circular), de modo que alguns graus do lado oculto podem ser vistos em determinadas ocasiões, mas o lado oculto, em sua maior parte. O acoplamento gravitacional entre a Lua e a Terra, além de causar as marés, também transfere energia gravitacional da Terra para a Lua. Isso diminui a rotação da Terra (em cerca de 1,48 milissegundos/século). A Lua não possui atmosfera. Dados recentes fornecidos pela sonda Clementine, sugerindo que poderia haver gelo em algumas crateras próximas aos pólos da Lua, resultaram insatisfatórios. Mas ainda permanece a possibilidade de que possa existir gelo misturado com o solo lunar.


Há dois tipos básicos de topografia lunar: os planaltos bastante antigos e densamente craterizados e os maria relativamente suaves e mais jovens. Os maria (que compreendem cerca de 16% da superfície lunar) são enormes crateras de impacto que, posteriormente, foram inundadas por lava derretida. A maior parte da superfície é coberta de regolito, uma mistura de pó fino e resíduos rochosos produzidos pelo impacto de meteoros. Acho que podemos imaginar o que as mentiras e atitudes destas pessoas provocam para o planeta Terra, geralmente são líderes de guerra ou presidentes que sacrificam vidas a troco de nada.

Mentira Júpiter: Nosso conhecimento do interior de Júpiter (e de outros planetas gasosos). Júpiter provavelmente tem um núcleo de material rochoso, algo em torno de 10 a 15 massas terrestres. Acima do núcleo fica o principal constituinte da composição do planeta - hidrogênio metálico em forma líquida. Essa forma exótica do mais comum dos elementos é possível somente a pressões superiores a 4 milhões de bars, como é o caso das camadas interiores de Júpiter (e Saturno). O hidrogênio metálico líquido constitui-se de elétrons e prótons ionizados. Acredita-se que existam três camadas de nuvens, compostas de gelo de amônia, hidrosulfeto de amônio e uma mistura de gelo e água. Júpiter e os outros planetas gasosos têm ventos de alta velocidade, dentro de amplas faixas de latitude .Os ventos sopram em direções opostas em faixas adjacentes. As cores vivas que se observam nas nuvens de Júpiter podem ser o resultado de sutis reações químicas dos elementos traços na atmosfera de Júpiter, envolvendo talvez o enxofre, cujo composto assume uma ampla variedade de cores, mas os detalhes são desconhecidos. Sabe aquela pessoa que sempre dizemos “ESTE É O DIABO EM PESSOA” ou “NEM O DIABO QUER ELE NO INFERNO”, pois, venenosos como gases letais que se propagam por onde andam de maneira rápida e avassaladora.

Mentira Netuno: Após a descoberta de Urano, verificou-se que sua órbita não era o que deveria ser, de acordo com as leis de Newton. Previu-se, portanto, que Netuno, um outro planeta distante devia estar perturbando a órbita de Urano. Como um típico planeta gasoso, Netuno tem ventos rápidos, confinados às faixas de latitude, e grandes tempestades ou vórtices. Os ventos de Netuno são os mais rápidos do sistema solar, atingindo 2000 km/h. São pessoas que suas mentiras através dos veículos de comunicação fazem um verdadeira tempestade no mundo inteiro.

Mentira Plutão: Agora é oficial: Plutão acaba de ser rebaixado e o número de planetas no Sistema Solar volta a ser oito. Aquele que há sete décadas ficou conhecido como o nono e mais distante planeta em órbita do Sol passa a ser simplesmente um "planeta anão" (objetos esféricos que não sejam dominantes em suas órbitas e nem satélites). A questão principal não foi a massa de Plutão, menor que, por exemplo, da Lua terrestre, mas a sua órbita. Para ser considerado planeta, Plutão precisaria ser o objeto dominante em sua órbita, mas essa se encontra com a de Netuno, que é mais de 20 vezes maior. Plutão está morto. Pessoas que mentiram quase uma vida inteira e quando descobertas perdem sua total credibilidade, mesmo que estejam falando a verdade.

Porque é tão difícil para o ser humano encarar a verdade de frente, sem se abater, magoar e até se matar em alguns casos."

"A mentira roda meio mundo antes da verdade ter tido tempo de colocar as calças." (Winston Churchill)
Por
Sandra Regina da Luz Inácio

5 comentários:

Jaqueline Sales disse...

Nilza, tem selinho pra você lá nos Uivos da Loba, amiga. Espero que goste.

Beijoooooooooooosssssssssssssss

Avassaladora disse...

Oi, amiga!
A mentira...
Acho que a pior é essa que a gente prega na gente mesmo!
Tentamos nos enganar o tempo todo!
Num eterno jogo de gato e rato!


Beijos e tenha um lindo final de semana

Odele Souza disse...

Nilza,

Gostei muito deste texto sobre a mentira. Este é um tema mesmo muito interessante. E como vemos pessoas mentindo!

Quero lhe agradecer por seguir o blog de Flavia, e como gostei muito de seu blog, tentei seguir, mas deu um erro e o sistema me disse para voltar mais tarde. Voltarei.
Beijos e bom fim de semana.

Cin disse...

Bela reflexão sobre esse tema tão familiar em nossa sociedade.
Bjos e ótima semana!

Julio Cesar Corrêa disse...

Nhac! Vim correndo dar uma dentada no bolo. E lhe desejar tudo de bom nessa nova fase que se inicia hj em sua vida.Muitas, mas muitas felicidades mesmo pra ti.
bj especial