Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço.
Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe; o pote rachado chegava apenas pela metade.
Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações.
Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que ele havia sido designado a fazer. Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia à beira do poço.
- "Estou envergonhado, e quero pedir-lhe desculpas
- "Por quê?" Perguntou o homem.- "De que você está envergonhado?"
- "Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços,"disse o pote.
O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:
- "Quando retornarmos para a casa de meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho."
De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou as flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu certo ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse o homem ao pote:
- "Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado. Eu ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele. E lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava. Por dois anos eu pude colher estas lindas flores para ornamentar a mesa de meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça à sua casa.
" Cada um de nós temos nossos próprios e únicos defeitos. Todos nós somos potes rachados. Porém, se permitirmos, o Senhor vai usar estes nossos defeitos para embelezar a mesa de seu Pai. Na grandiosa economia de Deus, nada se perde.
Participe!
“[...]A grande maioria das nossas dores é fruto dos restos de ontem ou dos medos de amanhã...
Decida como irá alimentar seus minutos, o seu trabalho, o seu descanso, e faça tudo que seja possível para que o dia de hoje seja seu, já que ele lhe foi dado tão generosamente.[...]” AD
6 comentários:
Olá Nilza, tudo bem?
Obrigada por sua participação nesta campanha tão séria e tão nobre.
Adorei a parábola que você postou.
Como toda parábola, é verdadeira e nos faz refletir.
Já vou colocar o link lá na Blogagem.
beijinhos
Eu já conhecia este texto, lindo!
bj
muito bom este texto.
Deixo o meu carinho e um beijinho
sonhadora
Com certeza que transforma um suposto defeito numa vantagem vive melhor...
Fique com Deus, menina M. Nilza.
Um abraço.
Que história mais linda! Adorei essa relato do pote e das flores.
beijos
Gostei de teu blog e adorei o que edscreves... parabéns. Segue os meus, para alem de outra coisas que escrevo também tem alguns poema. Vamos ser amigos.
www.congulolundo.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com
Um abração.
José Sousa
Postar um comentário