12 de mar. de 2010

Dia do Bibliotecário


"Comemora-se (desde 1958) no Brasil, no dia 12 de Março, o Dia do Bibliotecário, em homenagem a Manuel Bastos Tigre, que nasceu nesse dia, em 1882. Foi um homem multifacetado, tendo sido ao longo da sua vida engenheiro, jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, etc.. Em 1915, aos 33 anos de idade, deixou de exercer engenharia e passou a devotar a sua vida em completo aos livros e à Biblioteconomia (um dos factores que induziu essa mudançafoi o facto de ter conhecido anos antes, nos Estados Unidos, Melvil Dewey). Trabalhou desde então no Museu Nacional, na Biblioteca da Associação Brasileira de Imprensa, na Biblioteca Nacional (1945-47) e de seguida mais de 20 anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde exerceu o cargo de Director. Faleceu em 2 de Agosto de 1957, aos 75 anos."


Falar dessa profissão hoje é falar de um profissional que está deixando de lado os tipos caracterizados há tempos idos, na figura da pessoa de óculos e coque que pedia silêncio na biblioteca, na imagem de um profissional que era um guardião de livros. Hoje, temos um modelo de informação totalmente recuperável via ambiente virtual e este profissional que recupera a informação é um típico representante de um mundo globalizado e informatizado, e neste cabe perfeitamente a figura do bibliotecário.

O bibliotecário hoje é um profissional atuante em várias áreas no mercado, ele ministra cursos que não necessariamente sejam somente voltados para bibliotecários, mas, para profissionais de outras áreas, ele presta consultorias em sua área, está entrando no mercado como um profissional autônomo e multifacetado. Ser bibliotecário hoje é sinônimo de uma infinidade de possibilidades profissionais, o bibliotecário tem se transformado no dia-a-dia em um profissional cada vez mais completo e com um leque amplo para atuar profissionalmente, ao contrário de alguns anos atrás onde esse profissional se limitava a atuar somente em bibliotecas.

Se o profissional bibliotecário deseja ter o que fazer no futuro tem que aprender a ter seu projeto pessoal, aprender a agregar valor a sim mesmo, ao seu desempenho profissional e isso é ter um projeto. Na verdade, ousamos dizer que é: ser um projeto pessoal profissional a cada dia, dessa forma deixa-se um legado e abraçando a porção que nos cabe neste imenso espaço trabalhista.

Parabéns a todos os Bibliotecários e a mim também!!!


8 comentários:

angela disse...

Não sei por que sempre senti cheiro de muitos livros por aqui, melhor dizendo, agora sei porque.
Parabéns
beijos

Desnuda disse...

Poxa! Que maravilha de texto, amiga.Parabéns tanto pelo texto como pelo significado do dia. Parabéns para você e todos os bibliotecários!

Lindo fim de semana. beijos

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

publico livro e não os vendo, deixo exemplares nas bibliotecas e aposto neles para viver o depois da manhã

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

publico livro e não os vendo, deixo exemplares nas bibliotecas e aposto neles para viver o depois da manhã

Pelos caminhos da vida. disse...

Como viver mais anos!
Vá mais lugares,
Abrace Mais amigos,
Dance Mais,
Diga menos nãos,
Invente menos problemas,
Coma mais sobremesas ,
Pratique mais esportes,
Ria mais de si mesmo,
Vá mais ao cinema,
Saia mais com os amigos,
Cante mais,
Plante uma árvore,
Brinque mais,
Tire mais fotos,
Visite o céu ,
Visite o fundo do mar,
O topo de uma montanha!
Beije mais,
Abrace mais,
Conte mais piadas,
Se apaixone mais vezes,
Mesmo que seja sempre pela mesma pessoa!

(Laura Baptista Leite).

Bom fim de semana amiga.

beijooo.

Luciano A.Santos disse...

M.Nilza,

Esta me passou despercebida, justo por mim, que tive mais que bibliotecárias, tive grandes amigas e companheiras, que ao invés de me mandarem fazer silêncio sempre me incentivaram a cultivar o amor pela leitura.

Com certeza estas merecem comemorar este dia.

Grande abraço e bom fim de semana.

Felina Mulher disse...

Parabéns Nilza!
Ser bibliotecário hoje é sinônimo de uma infinidade de possibilidades profissionais....bem dito!


Um abração querida, obrigada pelas palavras carinhosas....sinta-se abraçada!

Daniel Savio disse...

Menina, não sabia do dia, mas Deus sempre é presente na nossa vida, pena que nem sempre somos sabio para nota esta presença...

Fique com Deus, menina M. Nilza.
Um abraço.