25 de jun. de 2009

Drogas, fuja desse mal




“A polícia de São Paulo apreendeu 84,2 toneladas de drogas no Estado em 2007. Houve um aumento de 29% em relação a 2006, quando foram retiradas das ruas 65,5 toneladas de entorpecentes. Com um avanço de 78%, as drogas sintéticas lideraram o crescimento das apreensões. Foram 176 quilos no ano passado, contra 99 quilos no anterior.”

“O Brasil e os países em desenvolvimento fazem o inverso das nações do Primeiro Mundo. Nos países ricos, o crime organizado apostou na cocaína. Essa droga é imbatível na Europa e também nos Estados Unidos. Ela causa menos problema para os traficantes. Já as drogas sintéticas provocam mais overdose, parada cardíaca e ataque cardíaco, argumentou.”


“O Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (Unodc) divulgou ontem o Relatório Mundial sobre Drogas 2009, celebrando os 100 anos do combate internacional às drogas, em tom de comemoração, ressaltando que o mercado global de cocaína, de US$ 50 bilhões, sofreu abalos sísmicos, graças à cooperação internacional. A produção caiu 15% (a maior queda em cinco anos), o consumo caiu na maior parte dos países ou ficou estagnado. No Brasil, porém, o consumo da cocaína quase dobrou em três anos.”

Qual será a razão de dados como estes?

Porque será que um país tido como de pessoas “cabeça fresca”, o país do carnaval e do futebol estaria em destaque e num patamar preocupante no quesito: uso de drogas?

Pra onde estamos nós os “Brasileiros” caminhando?

Eu confesso que estou bastante distante de uma resposta ou mesmo arriscando uma opinião diante deste assunto. O fato é que dia-a-dia nos deparamos com casos maiores e com números alarmantes e nada vem sendo feito de concreto.

E o Brasil continua de braços abertos !!...

6 comentários:

aapayés disse...

Un gusto leerte siempre preciosa.

Un beso muy grande..
Saludos

Que tengas un hermoso fin de semana
Un abrazo

Beatriz disse...

Exatamente, nada sendo feito de efetivamente concreto.
Grata por participar

Cöllybry disse...

É o flagelo deste século, juntando a guerra, fica o caus...Para refletir este texto...

Grata pela doce visita

|)’’()
| Ö,)
|),”
| Terno beijo

Cöllyßry

ölhår_Îñðîscrëtö...Å ¢µ®¡ö§¡dädë

Lino Resende disse...

Não sei responder, mas tenho certeza que ações precisam ser tomadas para que tudo mude. E acho que devemos fazer o caminho da repressão, mas adotar também a informação.

Vanessa Anacleto disse...

Bela abordagem a sua. Estou também na coletiva e só agora pude aparecer para comentar.

Abraço

Ava disse...

Que bom essa coletiva em torno de um assunto tão sério!

Abordagenes pertinentes e que mostram o quão pode ser negro esse caminho...

Parabens por força!


Beijos e carinhos!