23 de out. de 2009

Homenagem

Deputado Wagner Montes e à sua esquerda
Oficial Flávia Pelajo minha norinha
Serviço odontológico para bombeiros

O Projeto Bombeiro Sorriso propõe várias ações como práticas educativas e preventivas para manter a saúde bucal da população interessada. As equipes formadas por Oficiais Dentistas e Praças Auxiliares de Saúde bucal vão promover palestras, além de distribuirem materiais educativos e kits com escova, pasta e fio dental. As ações serão realizadas por meio do Serviço Odontológico Móvel (Somo), Programa Saúde na Escola (PSE), Unidades de Atendimento Odontológico (UAO), Centro de Estudos e Pesquisas Odontológicas e das Odontoclínicas Militares.




O projeto é uma iniciativa da Superintendência Operacional (SUOP) e da Diretoria Geral de Odontologia (DGO), cujo objetivo é aumentar a atenção à saúde odontológica dos Bombeiros Militares. O projeto engloba um conjunto de ações, que compreende práticas educativas, preventivas e curativas estabelecidas pela política de saúde bucal da Diretoria Geral de Odontologia.


As ações serão realizadas em todas as Organizações de Bombeiros Militares do Estado, com a participação da SUOP, do Serviço Odontológico Móvel (SOMO), do Programa Saúde na Escola (PSE) e da própria DGO, que contará ainda com as Odontoclínicas Militares, as Unidades de Atendimento Odontológico (UAO) e com o Centro de Estudos e Pesquisas Odontológicas (CEPO).
As equipes formadas por Oficiais Dentistas e Praças Auxiliares de Saúde Bucal promoverão palestras, orientação de higiene bucal em escovódromos, distribuição de material educativo e kits contendo escova, pasta e fio dental.


A fim de identificar a prevalência das principais doenças que acometem grande parte do Efetivo de Bombeiros Militares, serão realizados levantamentos epidemiológicos para subsidiar o planejamento estratégico do atendimento odontológico da Corporação.


O Projeto Bombeiro Sorriso, além de facilitar o acesso aos serviços odontológicos da Corporação e reduzir a incidência de problemas bucais de maior prevalência nos Bombeiros Militares, estará reorientando o processo de trabalho em direção as reais necessidades de seus usuários.


Inicialmente foram realizados dois Projetos-Piloto: um no 1° GBM - Humaitá e outro no Destacamento 1/8 - Realengo, onde as atividades contaram com o total apoio dos Comandantes e apresentaram uma maciça procura pelos Bombeiros Militares."


Um comentário:

Daniel Savio disse...

Mas a tua nora ganhou o prêmio (o motivo da foto com o deputado)...

Fique com Deus, menina M. Nilza.
Um abraço.