16 de out. de 2009

O que se come na minha Terra?

Rio de Janeiro

Cartão postal do país, a cidade destaca-se por sua exuberante beleza natural, formada pela perfeita harmonia entre o mar e a montanha. Junte-se a esta topografia monumentos históricos, variada oferta de meios de hospedagem, bares, restaurantes, o sol, a praia, o verde das encostas e chega-se à receita do que faz com que o carioca seja um povo alegre e hospitaleiro.

Mas, afinal o que se come no Rio? Afirma-se que o Rio não tem tradição e por isso não tem também, pratos típicos. Mas, isso não confere e cito alguns pratos dos Cariocas:

1. Bife com batata frita
2. Feijoada carioca (com feijão preto)
3. Picadinho
4. Filé a Oswaldo Aranha
5. Galinhada com quiabo
6. Rabanada
7. Caldo verde

Lógico que a criatividade carioca vem surpreendendo em seus pontos de encontro e restaurantes de orla marítima principalmente. Eu adoro bacalhau. É um dos meus pratos preferidos e isto se come muitíssimo bem no Rei do Bacalhau tanto na Praça Xavier de Brito, como na Barra.

Filé mignon se alguém quiser comer um delicioso, basta chegar até o Lareira, na Tijuca, bem pertinho da Igreja Santo Afonso que não se arrependerá.
Um bom prato de peixe e camarão você poderá encontrar no Umas & Ostras, também na Tijuca e perto do Lareira.

Agora, se você quer apenas beber um chopinho com os amigos e dividir algo simples e gostoso, dê uma paradinha no Choperia do Papai e peça uma batata frita com queijo e complementos, na Rua São José no Centro, perto da Assembléia Legislativa, do Fórum e do Famoso Ao Vivo que também é uma boa parada para uns conversos legais e aperitivos deliciosos!! Aliás, você já bebeu chope de vinho?

Caso você queira atravessar a Baía para um passeio gostoso e divertido para comer o famoso bolinho de bacalhau do Mário Caneco Gelado. Que é um bar no estilo pé sujo no Centro. Mas daqueles clássicos da cidade, que todo mundo conhece e é frequentado por 3 gerações.
Tudo que é carioca é brasileiríssimo. O Rio não tem identidade separada, sempre cosmopolita conserva a natureza de mistura de estados daí essa característica tão peculiar.Sabemos que não temos a melhor comida no Rio, mas aqui ninguém vai passar fome !!
Participação da Blogagem FELIZ DIA DA ALIMENTAÇÃO
iniciativa da Helena do Blog Aldeia da Minha Vida

5 comentários:

Raquel Machado disse...

Oi vim avisar que está aberta as inscrições para o concurso "Contador de Histórias" no kriativa o tema do mês escolhido é: "Dia das Bruxas" e a data para postagem será dia 31/10. Dá uma passadinha lá e se gostar se inscreve,
http://kriativa.zip.net
Bjos

angela disse...

Bom texto e creio que come-se bem no Rio, pode não ter um extenso cardápio de comida típica, mas come-se bem.
Ótimas as dicas para quando for passear por aí.
beijos para as duas

Helena Teixeira disse...

Olá Nilza!
Hum,adoro comida brasileira.Muito bom.Sonho em ir ao Rio desde pequena.Quando for,já anotei esses locais para ir comer.
Mas olhe,a blogagem da Aldeia funciona de forma diferente da habitual.Leu o sistema:o texto tinha de ter até 25linhas e 1 foto,claro,mas ser enviado para o mail aminhaldeia@sapo.pt até ao dia 8 de cada mês (neste caso,outubro) para ser postado por ordem de chegada do dia 10 a 31.Há votações que são feitas de 28 a 31.Fiquei contente de ver o seu texto no seu blogue e honrada com o meu nome no fim,mas fiquei triste porque não a pude inserir no concurso por nao ter recebido seu texto para postar no blogue da Aldeia.Queria só rectificar que o blogue da Aldeia é da Susana Falhas,eu sou com muito prazer e orgulho uma das colaboradoras :)
Querida Nilza,espero que não deixe de participar.Para o mês que vem,a blogagem tem o tema "O meu Magusto",não sei se também festeja o magusto,se sim ou se gosta de falar sobre castanhas,pode enviar-me o texto máximo 25 linhas e 1 foto para o tal mail até dia 8 de Novembro e terei todo o gosto em que participe mesmo :) claro que posteriormente poderá postar também o texto no seu blogue.

Jocas gordas
Lena
da Aldeia

Rosani Zelada Rios Bau disse...

Oi querida, vim retribuir a visita. Adorei teu cantinho.
Bjs no coração

Daniel Savio disse...

Tem mais coisas também, no Brasil tem muitas coisas gostosas...

Fique com Deus, menina M. Nilza.
Um abraço.