17 de nov. de 2009

Por que é tão difícil ser transparente?



"O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento.
E nenhum coração jamais sofreu quando
foi em busca de seus sonhos."


“Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros. Mas, ser transparente é muito mais do que isso. É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente.

Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos e grossos muros que nos empenhamos tanto para levantar.

Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche, transborde! Mas, infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco. Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana. Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser.Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas à simplesmente nos entregar e admitir que não sabemos, que temos medo! Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção.

E assim, vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos.Não porque sejamos pessoas mentirosas, mas apenas porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não-contaminado.

Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar:
A doçura
A compaixão
A compreensão de que todos nós sofremos, nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir, num silêncio que nos remete a uma saudades desesperada de NÓS mesmos.

Daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos! Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer: "você está me machucando". Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro. Quando, na verdade, se agíssemos com o coração, poderíamos evitar tanta dor.


Deixemos explodir toda a nossa doçura!

Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencível.

Que consigamos não tentar controlar tanto, responder tanto, competir tanto.
Que consigamos docemente
Viver.
Sentir
Amar.

E que você seja não só razão, mas também coração, não só um escudo mas também sentimento.

“Seja transparente, apesar de todo o risco que isso possa significar.”
Adaptação
AD

7 comentários:

Jana Vianna disse...

Caramba, o melhor, o que li e mais significou neste momento...foi ótimo ter lido esse texto.

Obrigada,
Jana

Daniel Savio disse...

Texto bem bonito sobre realmente ser transparente...

Vamos dizer que pratico o meio termo, tento ser o que sou, mas não totalmente, afinal, é capaz de eu machucar alguém (e não vai ser apenas eu)...

Hua, kkk, ha, ha, brincadeira com fundo de verdade.

Hah, pow, sei lá, já vi alguns blogs que eu frenquento, mas a sitesmatica da Blogicana fica meio puxada para mim (meio que o hábito de eremirta é forte em mim)...

Mas obrigado pelo convite.

Fique com Deus, menina M. Nilza.
Um abraço.

Unknown disse...

Simplesmente lindo...
é tao facil falar em transparencia e no entanto tao dificil aplicar...
belissimo texto a refletir...

beijo

angela disse...

Bonito texto.
beijos

Dalva Nascimento disse...

Olha, Nilza, esse texto toca profundamente... nesse doido mundo superficial em que vivemos, ler isso dá mesmo uma sacudida na gente!

Bjs.

Lunna disse...

Não sei, mas acho que não somos transparentes por medo na maioria das vezes. Acho que ser transparente significa se expor para a maioria das pessoas que preferem se ausentar da possibilidade de sofrer.
Eu sou transparente com as pessoas que amo, com as demais eu sou apenas alguém que está na chuva pra se molhar. rs
Bjs

Ps. Acho que meu post de hoje explica um pouco sobre isso quanto a mim. rs. Curioso isso, não acha?

Desnuda disse...

Amiga,

cada vez mais vou fundo nas minhas emoções, sem medo. E isto veio com a maturidade, que quando bem aceita e corretamente nos vai aproximando do melhor de nós mesmos, resgatando, buscando e realizando uma alquimia bonita em valores, sensibilidade, observância, afetividade. Sempre em busca de qualidade e verdade. Mas evidentemente não é para todos de forma igual e muito menos através da maturidade e até e apesar de grandes sofrimentos.

Observo, infelizmente , uma troca de significados muito grande devido a valores rasos e bem superficiais. É comum ver alguem ser chamado de sincero, transparente, quando simplesmente está manipulando interesses próprios e mesquinhos. Bem como ,os que exageram em sentimentos que não são verdadeiros, de forma manipuladora e egoísta. E não só neste item observo palavras com significados equivocados.


Este texto mostra a verdadeira transparência: desnudar alma e coração, mergulhando fundo na afetividade. Belíssimo! Obrigada, amiga!


Carinhoso beijo.